segunda-feira, 4 de julho de 2016

A IMPORTÂNCIA DA PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR 



Estudos (Mota, 2010; Silva, et al, 2010)indicam para se que tenha uma melhor qualidade de vida é preciso conhecer a importância da atividade física regular e seus benefícios em relação à saúde. Atualmente, esses resultados são evidenciados em diversos estudos que apontam a atividade física regular como importante aliada no combate do sedentarismo e seus malefícios. O sedentarismo é consequência da inatividade física e um dos principais fatores para desenvolvimento ou agravamento de doença coronariana e alterações cardiovasculares e metabólicas.

        A atividade física é entendida como todo e qualquer movimento corporal que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso. Desta forma, a atividade física seja no trabalho, no lazer e nas demais atividades diárias é apontada como importante aliada quando se refere à manutenção corporal e prevenção de doenças crônicas degenerativas (GLANER, 2002). Enquanto, aptidão física tem sido definida como atributo biológico relacionado à capacidade de realizar movimento especifico, mas necessitando de orientações e planejamento adequado para que se tenha resultados significativos. No entanto, ambas promoverá resultado significativo tanto na prevenção quanto na manutenção da saúde (FLAUSINO; ET AL, 2012).

          Para ter uma boa qualidade de vida, saúde e maior longevidade um dos fatores fundamentais é a prática de atividade física regular, que além de atuar na prevenção/manutenção em doenças da ordem metabólica também melhora o bem- estar e o alto estima. Nesse sentido o sedentarismo tem cada vez mais atingindo a sociedade moderna, principalmente a população jovem. No entanto, a prática de atividades físicas e esportivas é fundamental para que se tenha um estilo de vida saudável e ativo além de hábitos assim, tende a permanecer na vida adulta. Entretanto, diversos estudos apontam para a diminuição nos níveis de atividade física em adolescente, essa redução se deve a diversos fatores tais como biológicos, psicossociais e ambientais, além das inovações tecnológicas que tem favorecido para o aumento de hábito inativo. Deste modo, essa problemática tem preocupado pesquisadores de diferentes áreas da saúde, que busca compreender sobre essa temática. Sabe-se que a pratica de atividade física/exercício físico regular vem contribuir de forma positivamente para um estilo de vida saudável e ativo desta população. Embora muito se sabe dos benefícios da pratica de atividade física para a saúde, uma grande parcela da população não a pratica com a frequência recomendada (SILVA; ET AL, 2012).
     
      Observa-se cada vez mais estudos voltados a pratica de atividade física como produção de conhecimento voltado para a área da saúde publica. Tais estudos permitem conhecer fatores que podem ser agravantes na sociedade moderna. Com base nisso, os órgãos governamentais responsáveis devem desenvolver políticas publicas voltada para a saúde coletiva, ou seja, políticas essa que ofereça programas de saúde como a prática de atividade física regular oferecendo locais e profissionais para orientação. Esses programas iram contribuir para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, além de favorecer o monitoramento desta população. Isso favorecera condições de avaliação de saúde tanto individual quanto coletiva. Nesse sentido, estudo voltado para a prática de atividade física, tem passando a ocupar um espaço de destaque nas avaliações em saúde, devido a sua importância com relação eventos de saúde e qualidade de vida em jovens, adultos e idosos (KNUTH; ET AL, 2011).

Referencia Bibliográfica: revisão bibliográfica: ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE, Isaias Batista Filho, Leonardo Leite de Jesus e Lucinei Gomes da Silva de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário